terça-feira, 1 de maio de 2012

Noite fria...

"...a quem enviarei, e quem há de ir por nós"? (Profecia de Isaías)



E cai a noite fria...escura, silenciosa, solitária e gélida...

Como agulhas aquecidas no braseiro me penetra a alma...

Mas eu procuro tais noites e não fujo dos sofrimentos que me propõe.

Refletir ao luar sob o orvalho cortante da madrugada é opção do pregador.

Não, não se trata de um castigo auto imposto...não preciso mais me penitenciar...

afinal, o preço pela minha alma já foi pago na cruz.

Mas necessito mergulhar nessa noite infernal. Tenho encontro marcado com semelhantes meus que, moribundos, cambaleiam tateando uma espiritualidade vazia.

Almas que clamam por alívio...atormentadas por lembranças, medos, remorsos e decepções sem fim.

Precisam de um par de ouvidos dispostos a ouvi-las...se possível, quem sabe, um ombro amigo para chorarem seus lamentos...ou ainda, uma boca que fale além do que já sabem...

Como posso diante disso aninhar-me em edredons macios contemplando o balé do fogo sobre o crepitar das brasas?

Sei que não são poucos os que procuram sentido pra existência ou razões para má sorte...

Outros já se conformaram com o esquecimento, com o desprezo, com a vida à margem, com a sobrevivência...

Preciso lhes dizer que a noite não durará para sempre por mais longa que pareça.

Aquela estrela que brilha intensa no céu límpido, foi Deus quem pôs lá...

assim como aquela lua prateada que te sorri...

Até na escuridão da noite gélida, Deus se manifesta aos que se pensam esquecidos...

É esse amor que me constrange a pregar em devaneios.

Que pregador necessita de um  púlpito nas catedrais geladas da indiferença, quando pode mergulhar na noite fria para levar o pão da vida?

A quem enviarei? Pergunta Deus pela boca do profeta...

Eis-me aqui, Senhor, envia-me a mim...

...responde o pregador.

Não quero ver sozinho o sol despontar lá no horizonte...

Quero me aquecer na companhia dos loucos e pagãos, dos doentes e enfermos...

Junto daqueles por quem Deus resolveu se fazer homem para encontrar.



Marcello di Paola


Nenhum comentário:

Postar um comentário