segunda-feira, 30 de abril de 2012

A Glória do Amanhã...

"Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada". (Carta de S. Paulo, Apóstolo aos Romanos 8:18)


É inegável que a existência humana é marcada em grande medida pela dor e o sofrimento.

É verdade também que algumas pessoas parecem receber uma dose, digamos, um tanto exagerada de desventuras como legado nesta vida.

Não por acaso, o pessimismo e o desespero humano são temas frequentes tanto na filosofia, quanto na religião.

Este blog, inclusive, é totalmente inspirado nas reflexões do Rei Salomão, considerado o homem mais sábio do mundo, cujo tema não era outro senão a fugacidade da vida. Para ele, tudo era vaidade e correr atrás do vento.

O fato é que viver, é uma dádiva ainda incompreendida para nós humanos e, tenho comigo, que isso tem algo a ver com a ruptura com o Criador.

Ah, não fossem os momentos de felicidade, de verdade, a vida seria insuportável...mas...

Nasce um filho, conhecemos alguém especial, recebemos uma boa notícia, somos curados de uma doença, o amor nos visita sem avisar, recordamos a infância... nos damos conta, então, de que ela existe...a felicidade.

O passar dos anos nos desgasta a todos e nossa motivação com o tempo se esvai. Não, isso não é pessimismo, é encarar os fatos. Não fugir da realidade de nossa finitude deve ser um incentivo a vivermos intensamente enquanto podemos.

Diante disso, o que esperar do amanhã, senão o fim?

A glória!

Sim, a glória!

Mas nosso senso de imediatismo nos faz querer a glória hoje, agora. Porém, a glória do hoje é efêmera. Está sujeita à nossa condição humana.

A glória a que me refiro é algo que transcende nossa compreensão. Não tem a ver com sucesso, nem poder, muito menos com um alívio de nossos apertos presentes ou satisfação de desejos...

Não há nada de errado em esperar o melhor pra esta vida, e esforcar-se pra obtê-lo. Mas, o que quero salientar, é que o que Deus nos tem reservado é infinitamente compensador diante de toda carga de aflições e angústias que temos recebido ao longo dessa existência.

A fonte de toda infelicidade está no anestesiamento da espiritualidade.

Pensamos pouco em Deus e conversamos menos ainda com Ele.

Meu devaneio hoje é de esperança. Devemos esperar o melhor sempre, ainda que por experiência saibamos que o mau nos visitará.

Precisamos lembrar que Deus está conosco em todo o tempo. Melhor que ninguém, Ele conhece nossas inconsistências.

Deus tem um futuro pra cada um de nós...não desanime jamais...chore o que tens que chorar, sofra o que tens que sofrer, mas não se esqueça da glória...

...da glória do amanhã.

Marcello di Paola


P.S.: Medite nisso ao som de Enrico Morricone...
Dedicado especialmente a Ariane Mirabelli que me forneceu o tema...obrigado.



Um comentário: